O Que É Orgão Expedidor

O orgão expedidor é um órgão do governo responsável por emitir documentos oficiais como CPFs, certificados de nascimento, carteiras de identidade e outros documentos de identificação O orgão expedidor é determinado pela Constituição Federal, e a responsabilidade de emitir documentos é dividida entre o Estado e a União Neste artigo, abordaremos os principais objetivos do orgão expedidor, as responsabilidades desse órgão e os processos para a obtenção de documentos oficiais

O Que É Órgão Expedidor?

Órgão Expedidor é uma autoridade governamental reconhecida, designada para expedir certidões ou documentos oficiais, como carteiras de identidade, certificados de nascimento, casamento, etc Estes órgãos fazem parte da estrutura do governo de cada país, estado ou município

Onde Fica o Órgão Expedidor?

O Órgão Expedidor pode ser ubicado dentro do próprio país, estado ou município Geralmente, este órgão fica localizado dentro das entidades responsáveis pelas emissões dos documentos, como prefeituras, Cartórios de Registro Civil, Correios, etc

Para localizar o Órgão Expedidor mais próximo de você

  • Verifique o site da entidade responsável pela emissão dos documentos, como prefeituras, Cartórios de Registro Civil, Correios, etc
  • Procure o número de telefone do órgão mais próximo
  • Ligue para o órgão para obter informações sobre o horário de atendimento, endereço, documentos necessários para obter a certidão e os procedimentos de solicitação

Para descobrir qual é o órgão expedidor da identidade, existem algumas formas diferentes Abaixo explicaremos os métodos mais comuns para verificar isso

Tabela de órgão expedidor de acordo com o estado

Estado Órgão Expedidor
Rio de Janeiro Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro (SSP-RJ)
São Paulo Delegacia de Polícia Judiciário Civil (DPJC)
Minas Gerais Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais (SSP-MG)
Espírito Santo Superintendência de Administração Penitenciária do Estado do Espírito Santo (SAPES)
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Verifique na identidade

Também é possível verificar qual é o órgão expedidor diretamente na identidade Geralmente, na parte traseira ou lateral haverá um selo que indica qual órgão emitiu o documento Além disso, a identidade normalmente vem com um número de registro que pode ser usado para acessar os sistemas oficiais de cada estado, onde você poderá confirmar este dado

Consulta online

A maioria dos estados brasileiros oferecem sistemas on-line para consulta de documentos Alguns estados, como Minas Gerais, possuem ferramentas que permitem ao usuário fazer a consulta e verificar qual órgão expediu a identidade

Por exemplo, a Superintendência de Administração Penitenciária do Estado do Espírito Santo (SAPES) possui um sistema on-line para consulta de documentos, onde você pode consultar o órgão expedidor de um documento específico Além disso, alguns estados também possuem sistemas online que permitem fazer a consulta de documentos para todo o estado

Entre em contato com a prefeitura

Outra maneira de descobrir qual órgão expediu sua identidade é entrar em contato com a prefeitura de sua cidade A prefeitura deve ser capaz de informá-lo sobre quais órgãos expedem documentos de identificação na sua região

A UF de expedição na identidade é a sigla do estado ou território brasileiro que foi responsável pela emissão do documento Esta sigla pode ser encontrada no verso da identidade, abaixo do campo Órgão Expedidor É comum que UF de expedição seja abreviada como UF

A UF de expedição é muito importante pois é a prova de que o documento foi emitido por uma unidade da federação brasileira Isso mostra que a identidade não é uma “contrafação” de algum outro estado, ou país estrangeiro

Quais são as siglas utilizadas para a UF de expedição?

As siglas para a UF de expedição variam de acordo com o estado brasileiro Alguns estados utilizam a sigla completa do estado em questão, enquanto outros utilizam uma abreviação Abaixo segue uma lista das siglas existentes

  • AC – Acre
  • AL – Alagoas
  • AP – Amapá
  • AM – Amazonas
  • BA – Bahia
  • CE – Ceará
  • DF – Distrito Federal
  • ES – Espírito Santo
  • GO – Goiás
  • MA – Maranhão
  • MT – Mato Grosso
  • MS – Mato Grosso do Sul
  • MG – Minas Gerais
  • PA – Pará
  • PB – Paraíba
  • PR – Paraná
  • PE – Pernambuco
  • PI – Piauí
  • RJ – Rio de Janeiro
  • RN – Rio Grande do Norte
  • RS – Rio Grande do Sul
  • RO – Rondônia
  • RR – Roraima
  • SC – Santa Catarina
  • SP – São Paulo
  • SE – Sergipe
  • TO – Tocantins
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É importante que você saiba qual é a sigla do seu estado, pois assim você terá certeza de que o documento de identidade é válido e genuíno

O órgão emissor do RG de Santa Catarina é a Superintendência de Registro Civil e Notariado (SRCN) dos Cartórios de Registro Civil do Estado de Santa Catarina É responsável por emitir o Registro Geral que é um documento de identificação emitido pelo Estado para todos os cidadãos brasileiros O SRCN é o único órgão autorizado a emitir o RG

No Estado de Santa Catarina, qualquer pessoa que precise emitir ou alterar seu RG ou certidão de nascimento deve comparecer a um dos Cartórios de Registro Civil Os Cartórios estão localizados em todos os municípios de Santa Catarina e são responsáveis por emitir e atualizar o RG do cidadão

Para obter um novo RG, o cidadão deve comparecer ao Cartório com documentos de identificação, comprovante de residência e, em alguns casos, verificação biométrica Após a entrega dos documentos, o RG será emitido em até 5 dias úteis

Além disso, o SRCN também é responsável por emitir a Certidão de Nascimento, que é um documento oficial expedido para comprovar a identidade e a data de nascimento de uma pessoa Para obter a certidão, o cidadão deve comparecer ao Cartório de Registro Civil com os documentos necessários e aguardar pela emissão

O órgão emissor do RG de Santa Catarina é a Superintendência de Registro Civil e Notariado (SRCN) dos Cartórios de Registro Civil do Estado de Santa Catarina É responsável por emitir o Registro Geral e a Certidão de Nascimento para os cidadãos do estado É importante que o cidadão compareça ao Cartório de Registro Civil com os documentos necessários para obter ou alterar seu RG ou certidão de nascimento

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Conclusão

O orgão expedidor é um documento emitido pelo órgão responsável pela emissão de identidades. Ele é importante para identificar a origem da emissão do documento e validar sua autenticidade. Cada estado possui um orgão expedidor específico e é necessário apresentá-lo em diversas situações, como ao solicitar serviços bancários ou viagens internacionais.O órgão expedidor é um documento oficial emitido por uma autoridade governamental responsável por identificar e validar informações pessoais de um indivíduo. Esse documento é exigido em diversas situações, como para solicitação de passaporte, carteira de motorista e outros documentos oficiais. É importante que o órgão expedidor seja legível e contenha as informações corretas, uma vez que ele é um instrumento de identificação do cidadão. Em geral, o órgão expedidor é emitido por secretarias de segurança pública ou por outros órgãos governamentais responsáveis pela emissão de documentos oficiais. É fundamental que o documento esteja atualizado e válido, para não causar inconvenientes ao portador.

FAQ (Perguntas Frequentes):

O que significa Orgão Expedidor?

O Orgão Expedidor é a entidade responsável pela emissão e registro de documentos de identificação, como RG, CPF ou CNH

Quais são os documentos de identificação exigidos por um Orgão Expedidor?

Os documentos de identificação exigidos variam de acordo com a legislação do país, mas normalmente incluem documentos como o passaporte, a carteira de identidade, o certificado de nascimento e o comprovante de endereço

Por que existem Orgãos Expedidores e onde eles podem ser encontrados?

Os Orgãos Expedidores são responsáveis por emissão, renovação e emissão de documentos, como passaportes, carteiras de identidade e certificados de habilitação Eles podem ser encontrados em postos de atendimento de órgãos governamentais estaduais e municipais

Quais são as responsabilidades de um Orgão Expedidor?

Uma das principais responsabilidades do Orgão Expedidor é emitir e gerenciar documentos oficiais, tais como passaportes, carteiras de habilitação, carteiras de identidade e documentos de viagens para nacionais e estrangeiros

O que acontece quando o Orgão Expedidor não emite o documento solicitado?

Se o Orgão Expedidor não emite o documento solicitado, o processo de solicitação deve ser iniciado novamente

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